"Reparai: [ ... ] entre o semeador e o que semeia há muita diferença: (..) o semeador e o pregador é o nome; o que semeia e o que prega é a ação; e as ações são as que dão o ser ao pregador. Ter o nome de pregador, ou ser pregador de nome, não importa nada; as ações, a vida, o exemplo, as obras, são as que convertem o mundo. [ ... ]
Hoje pregam-se palavras e pensamentos, antigamente pregavam-se palavras e obras. Palavras sem obras são tiros sem balas; atroam, mas não ferem. O pregar que é falar, faz-se com a boca; o pregar que é semear faz-se com a mão.
Para falar ao vento, bastam palavras; para falar ao coração, são necessárias obras".


Pe. Antônio Vieira

26 agosto 2011

Projeto: Geografia

Titulo: Meu bairro

Tema: Paisagem Local

Justificativa:
É importante que os alunos entendam a relação existente entre o ser humano e a natureza e uma das formas de perceber está relação é a observação da paisagem.

Objetivos:
- Observar e identificar as diferentes formas pelas quais a natureza se apresenta na paisagem local: nas construções e moradias, na distribuição da população, na organização do bairro, nas formas de lazer, etc;
- Desenvolver a criatividade e a memória;

Conteúdos:
- Paisagem local;
- Produção de texto;
- Quebra - cabeça.
- Confecção de maquete.

Procedimentos Metodológicos:
- Fazer uma dinâmica inicial com os alunos sobre qual e quais são os entendimentos com os alunos sobre paisagem, após os alunos apresentarem seus significados para o termo o professor deverá expor uma idéia de paisagem mais ampla possível.
- Segunda etapa, peça que os alunos escrevam um texto sobre a paisagem, desde a saída de casa ate a chegada á escola.
- Cada aluno deve expor um pouco do que escreveu para seus colegas de classe.
- Saia da sala de aula com os alunos para dar um passeio no bairro para observar e tirar foto da paisagem.
- Dividir a turma em grupo, para que possam montar uma maquete sobre a paisagem que observaram durante o passeio, utilizando materiais reciclados para a confecção.
- Cada grupo deve falar brevemente sobre sua maquete, para seus colegas de classe, após expor as maquetes nas dependências da escola.
- Confecção de um quebra-cabeça (foto xerocada das paisagens observadas no passeio), depois de concluído deixar na biblioteca para que outros alunos tenham acesso.

Recursos:
- Folha de oficio;
- Lápis;
- Materiais reciclados como caixinha de sabonete de pasta de dente, tampas de garrafa, lã, papelão, etc;
- Folhas secas de árvores, argila, areia;
- Máquina fotográfica digital;
- Xerox das fotos;
- Cartolina, cola e tesoura.

Instrumentos/critérios de avaliação:
A avaliação será continua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, como atingiu os objetivos propostos, o relacionamento com os colegas e com a professora.


Cronograma de execução do projeto:
O projeto será desenvolvido em cinco aulas.

Referências:
- www.google.com.br












Nenhum comentário:

Postar um comentário