"Reparai: [ ... ] entre o semeador e o que semeia há muita diferença: (..) o semeador e o pregador é o nome; o que semeia e o que prega é a ação; e as ações são as que dão o ser ao pregador. Ter o nome de pregador, ou ser pregador de nome, não importa nada; as ações, a vida, o exemplo, as obras, são as que convertem o mundo. [ ... ]
Hoje pregam-se palavras e pensamentos, antigamente pregavam-se palavras e obras. Palavras sem obras são tiros sem balas; atroam, mas não ferem. O pregar que é falar, faz-se com a boca; o pregar que é semear faz-se com a mão.
Para falar ao vento, bastam palavras; para falar ao coração, são necessárias obras".


Pe. Antônio Vieira

26 agosto 2011

Plano de Aula: Ciências


Série: 1 Ano
Duração: 4 Aulas (± 1 hora e meia)

Conteúdos:
- Animais domésticos e selvagens;
- Animais vertebrados e invertebrados
- Características físicas dos animais;

Objetivos:
- Estabelecer as diferenças existentes entre animais domésticos e selvagens;
- Diferenciar vertebrados de invertebrados;
- Classificar os animais quanto à cobertura do corpo; como se locomovem;
- Socializar.

Procedimentos:
* 1 Aula
- Atividade 1: Num primeiro momento montar uma rodinha e fazer uma conversa informal com os alunos sobre os animais.
* Vocês tem algum animal em casa?
* Qualquer animal pode ser criado em casa? Por quê?
* Como são chamados os animais que não podem ser criados em casa?
* Um animal selvagem é aquele que vive na ....
* Vocês já viram algum animal selvagem?
* Existe na natureza animais vertebrados (que possuem ossos) e animais invertebrados (que não possuem ossos), quais são esses animais?
* Como os animais se locomovem?
* A cobertura dos animais é diferente da cobertura do corpo das pessoas. Quais são os animais cobertos por pena? Por pelos? E por escamas?

- Atividade 2: Procure nos desenho os animais selvagens e domésticos e pinte.
- Atividade 3: Observe os animais e escreva o nome de cada um na lista correspondente de acordo com a legenda.

* 2 Aula
- Atividade 4: Pinte os animais invertebrados (que não possuem ossos)
- Atividade 5: Desenhe no quadro conforme é pedido no Xerox.
- Atividade 6: Os alunos com a ajuda da professora vão confeccionar um quebra-cabeça com os animais.

* 3 Aula
- Atividade 7: Recortar de revista e jornais animais que possuem penas, pelos e escamas e confeccionar um cartaz.
- Atividade 8: Pinte os animais que têm o corpo coberto de pelos. Circule os animais com o corpo coberto de penas.

* 4 Aula
- Atividade 9: Ligue os animais aos respectivos meio de locomoção.
- Atividade 10: Confecção de um jogo da memória com os animais.

Recursos:
- Xerox;
- Lápis de cor;
- Cola, tesoura;
- Cartolina;
- Revista, jornal;

Avaliação:
- A avaliação será continua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, como atingiu os objetivos propostos, o relacionamento com os colegas e com a professora.


Um comentário:

  1. amei as sugestões, irei utiliza-las. obrigada pelas dicas.Deus abençoe.

    ResponderExcluir